Publicidade

Publicidade
09/11/2009 - 11:28

Para se render ao rum

Compartilhe: Twitter

Na noite de quinta-feira, 05 de novembro, fui ao Sonique a convite da Bacardi, para uma aula de bargirl seguida de uma festinha open bar da bebida, em um dos mezaninos do bar paulistano. Até aí, nenhuma novidade. Cheguei cerca de meia hora atrasada, mas ok, esses eventinhos nunca começam na hora. Tímida, estava com vergonha de dizer que eu não sou fã de mojito, o drink principal da noite, que foi servido sem economia até à uma da manhã aos convidados.

Quando a aula começou, outros blogueiros se empolgaram e não viam a hora de tomar o mojito feito ali, na hora. Eu engoli seco e me enfiei no fundo da minimultidão, uma vez que até a noite daquela quinta-feira eu não tomava nada que misturasse limão, açúcar, hortelã e destilado (eu gosto -muito- de cerveja e champanhe. Não tomo vodka nem amarrada. Não que eu me lembre!). Antes da parte prática, aprendemos que o mojito nasceu no Caribe. Os europeus vinham para a América e traziam bebidas como vinho e uísque. Mas, claro que a viagem demorava dias e o estoque de bebida acabava, geralmente ali pela região das ilhas da América Central. Então, todo mundo bebia rum, a bebida oficial dos piratas. A mistura com hortelã também é secular. Os piratas acreditavam que o hortelã tinha propriedades benéficas para o sistema respiratório, então, amassavam folhas de hortelã com rum e “blup” pra dentro.

1

De volta à aula prática, inevitavelmente chegou a minha vez de preparar um mojito e lá fui eu com nojinho de espremer o limão. Cumprida a missão, veio o que seria o pior: provar o drink. Contei até três e tomei um gole razoável. Ufa! Sobrevivi! E gostei. A bebida não é nem doce, nem azeda. Eu diria que é na medida. Quase não dá para sentir o gosto do rum branco. A dica é ficar de olho quando pedir um mojito na rua: se o barman colocar Soda Limonada ou algo do tipo, peça outro, porque vai ficar muito doce.

A receita básica do mojito é essa (e funciona sim, fica bem bom):

Ingredientes
Meio limão espremido
50ml de rum branco (o Bacardi é ótimo)
Uma colher rasa (de sopa) de açúcar
7  folhas de hortelã (pode por mais, se quiser)
Água com gás
Gelo

Preparo
Em uma coqueteleira, coloque o suco do meio limão, o rum, o açúcar, as folhas de hortelã. Amasse o hortelã, mas não triture.  Tampe a coqueteleira e mexa sem dó, por uns 30 segundos. Despeje a bebida em um copo com o gelo. Adicione a água com gás. mexa de leve, com um canudinho por exemplo e sirva.

O barman da noite serviu também mojito com um preparado especial de morango, que fica incrível. A receita do preparado ele não me passou, infelizmente, mas parece uma raspadinha. Basta adicionar o morango gelado após colocar a água com gás. Mas cuidado, é bem docinho, e do mal (no bom sentido alcoólico)!

Olha, confesso que a experiência foi boa e a noite também. Quando vi, já estava animada, dançando e conversando, com o segundo copo de mojito em mãos. O ponto alto foram os mojitos gigantes, preparados especialmente pelo barman. Para fazer, as medidas são: 250 ml de rum branco, 30 folhas de hortelã, 3 colheres (sopa) de açúcar, suco de três limões, muuuuuuuuito gelo e cerca de 200ml de água com gás. O preparo é semelhante ao citado acima. Hoje é segunda-feira, eu sei, mas quem disse que essa dica só serve pro fim de semana? É pra vida toda, né? Olha aí a galera se jogando no mojitão:

2

Marie, repórter do iG Gourmet  e blogueira do Blog de Moda do iG.

Autor: - Categoria(s): Sem categoria Tags:

Ver todas as notas

10 comentários para “Para se render ao rum”

  1. Marie, saiu um vídeo da promoção do Bacardi Mojito, com os caras fazendo flair com Mojitos no ar…

    http://www.youtube.com/watch?v=WFXb19RBoGM

    Pena que não fizeram isso naquela festinha…

  2. Semiramis disse:

    Sou muito fã de rum, mas não de Mojito. Cuba Libre Rules, mas esse aí eu experimentaria tb… :D

  3. Andre disse:

    adoro Mojito e descobri que as receitas do de Morango e de outros tipos de Mojito estão no mojita-se.com.br show!!!

  4. MariM disse:

    Adorei a matéria! Mojito êh uma delicia! Vou lembrar de beber mais nas baladas. Sobre o mojito de morango, achei a receita no site http://www.mojita-se.com.br. Vou testar!

  5. BeMar disse:

    UHHHH! esse copo derruba! Quero 1 agora :)

  6. Sinceramente? Eu não tinha bebido Mojito nunca na minha vida até aquele dia. E não é que é bão?

    Tenho um blog de comida também, com minha menina Dri, chama Fast Food de Pobre, linkei vocês lá! Visitem e digam o que acham!

    http://fastfooddepobre.blogspot.com

    Abrassssssss!

  7. Danilo disse:

    Num me lembro se já provei algum rum, mas esse com certeza eu quero provar. Tanto que eu já vou dando um passo. Toda vez que faço um churras com a galera tenho que preparar os “suquinhos do mal” e drinks que tento inventar, bom agora vou frequentar aki e pegar dicas como essa. Meus amigos que estão acessando aki recado: Sábado tem Noivado e vamos levar essa bebidinha pra galera experimentar…rsrs

  8. Alan kardec porto disse:

    Possuo uma “botija” de wuisque importado. O mesmo me foi dado de presente pelo meu filho quando ele tinha vinte anos. O referido wuisque era vinte anos; meu filho hoje esta com quarenta e oito anos. Então, passaram-se vinte e oito anos desde que ele presenteou-me; somados aos vinte anos de envelhecimento da referida bebida, dá um total de quarenta e oito anos de envelhecimento. estou vendendo esta botija. Caso algum apreciador de poder econômico bom interessar-se, queira entrar em contato. Alan.

  9. Muka disse:

    Putz eu tbm num gostava de rum até o dia que fikei do lado de uma garrafa, era o fim de um churrasco, a a breja jah acabo, e do lado do Barcadi tinha uma garrafa de “Itubaina” de 2litos da schin… a foi q foi, gelo, limão 3 dedos de rum e completava com o a tubaina de 2 litros… bebi a garrafa inteira praticamente sozinho, e desde entaum, sem tem uma Barcadi nas festinhas…

    Abraços o blog é muito bom…Parabens…

  10. Fefs disse:

    aiii, adorei o post, sempre fui um apaixonado por rum, e adorei a receita do drink que você passou, mas hoje é segunda feira, mas oque que tem? HAHA segunda pode também *-* , o blog eh lindo, primeira vez que eu venho aqui, mas não a última *-*

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo