Publicidade

Publicidade
28/09/2009 - 18:52

Uma cerveja que é orgulho nacional

Compartilhe: Twitter

Na última semana estive na República Dominicana, para fazer uma série de reportagens para a editoria de Turismo aqui do iG. Se você não consegue nem imaginar no mapa-mundi onde fica a República Dominicana, não é sua culpa: o país é pequenininho, do tamanho do Estado do Espírito Santo, e fica logo ali na América Central, no Caribe, dividindo uma ilha com o Haiti.

Olha que lugarzinho mais chato e feio...

Caribe, né gente? Sol o ano inteiro – e quando eu fui ainda era verão pelas bandas de lá. Logo que cheguei, me abanando no aeroporto e praguejando contra o calor, fui interceptada pelo querido Pruddy, nosso fiel guia pelo país: “está com calor? Gosta de cerveja? Você tem que experimentar a nossa Presidente“.

Não botei muita fé na qualidade da cervejinha, mas naquele calor, até uma Schincariol cairia bem. Meus olhos brilharam. Resolvemos deixar as malas no hotel e partir em busca de um bar para refrescar a garganta. No caminho Pruddy alertou: “Presidente es una cerveza que se bebe muy fria”. AE! Já gostei desses dominicanos… porque beber cerveja morna não dá – que me desculpem os alemães.

Sentamos, 11 brasileiros e nosso fiel guia, num barzinho dentro da cidade colonial de Santo Domingo. Pra começar os trabalhos pedi drinks com rum – uma especialidade do país. Mojito pra lá, Daiquiri pra cá… mas comecei a invejar a ala masculina da mesa, lambendo os beiços com suas  garrafinhas verdes de Presidente.

presidente2

Pedi uma, que veio trincando de tão gelada, com aquela “nevezinha” do lado de fora. Foi paixão ao primeiro gole. Forte, amarga, mas extremamente refrescante. Uma delícia. Douradinha, deliciosa, tudo que eu precisava. Dá pra entender porque a Presidente (que eu apelidei carinhosamente de “Prê”) é orgulho nacional.  Além da Presidente lá é fácil encontrar Brahma e Bohemia, mas dá até uma tristeza quando você pede cerveja lá e não tem A Prê…

Alguém sabe se há Cerveja Presidente no Brasil? Em São Paulo? Frangó, Melograno, Anhanguera, Tortula, Drake’s e tantos outros… se vocês não têm Cerveza Presidente nos seus cardápios não sabem o que estão perdendo! Tirem os olhos da República Tcheca e mirem que loco – muito mais pertinho da gente tem uma outra República que faz cervejas maravilhosas e super adequadas para esse verão que vem aí. Fica a dica ;)

"Pode despachar tudo isso pro Brasil, por favor?"
“Pode despachar tudo isso pro Brasil, por favor?”

Ligelena trabalha na área de Web 2.0 do iG. Gosta (muit0) de viajar e mais ainda de descobrir novos sabores por aí. Especialmente se forem bebidinhas. Já entendeu que em lugares com tradição de vinho não se deve beber cerveja. Mas que alguns países podem guardar boas surpresas. Foi à República Dominicana a convite do Ministério de Turismo da República Dominicana e da companhia aérea Avianca.

Autor: - Categoria(s): Provamos, Recomendamos, Sem categoria Tags: ,

Ver todas as notas

118 comentários para “Uma cerveja que é orgulho nacional”

  1. francisco disse:

    OI
    Ligelena gostei muito da reportagem pricipalmente da sua
    foto com as caixas de ¨ PRE ¨ show. Me responde uma pergunta
    vc ja bebeu a CERPA do Maranhão e a cerveja feita no Paraguai a Paceña se não me engano são otimas tb.
    Faz uma materia sobre os runs do Caribe principalmente os
    Cubanos falam q são otimos.
    bjsssssssssi

  2. Murilo Benassi. disse:

    corrigindo o MSN :
    mubenassi@hotmail.com (correto)

    desde ja , muito obrigado.

  3. disse:

    ops excelente…

  4. Ed disse:

    Prefiro SKOL que desce redondo!

  5. disse:

    Bom já morei em Berlim, já estibve na RD, mas a cerveja que tomei enquanto morei em Brlin e que mais gostei foi uma Japonesa hehee chama-se Saporo !!! a presidente é boa, mas prefiro a brasileira (de Blumenau ) Eisenbahn… e aquem ainda não sabe ela tem uma chamada “Lust” que é frutada e está entre as 100 melhores do MUNDO”!!!, pena que ainda não tive o privilégio de provarf exatamente esta, mas considerando as outras da mesma marca que já provei no final do ano quando estive no sul… deve ser ÓTIMA heheh

  6. Milca disse:

    Nunca bebi nem comi, só ouço falar……..

  7. Geraldo disse:

    Gostei da sua dica de cerveja da Rep. Dominicana, tenho outra para voce. Tambem do Caribe e é fabricada em ARUBA chama-se BALASHI e tem como curiosidade que é feita com agua do mar desalinizada e é muito gostosa. Valeu.

  8. Mestre Cervejeiro... disse:

    … Tive a oportunidade de consumir algumas garrafas deste produto, e certamente fica muito aquém das boas cervejas “Made in Brazil”… Além de serem mais caras, em comparação com as brasileiras… Mas, gosto realmente não se discute, não é mesmo?

    • CLAUDIO - Curto e Grosso disse:

      É isso ai Mestre Cervejeiro – 30/09/2009 às 14:05. Inclusive, entendo que a cerveja tem muito a ver com o clima de cada local, o estado psicológico do degustador e das matérias primas que geralmente são poucos e sempre os mesmos os fornecedores, ou seja, Alemanha, Dinamarca, EUA, Argentina e Brasil de onde vem a cevada antes ou depois de malteada, o lupulo e principalmente a cepa do fermento.
      Eu também, depois de ter experimentado inumeras marcas do mundo inteiro, prefiro as Nacionais, que foram desenvolvidas para o nosso paladar.

  9. MARK ANTHONY disse:

    VALEU A REPORTAGEM, PELA PRECISAO. MORAVA EM NEW YORK E FUI PREMIADO COM UMA VIAGEM A SANTO DIMINGOS, PELA OTIMA CERVEJA PRESIDENTE.GANHEI CAMISAS E VARIOS PREMIOS DA FABRICANTE. O CALOR
    QUASE ME MATOU, MAS ADOREI O PASSEIO.

  10. charley disse:

    Para o Mestre:
    Para vc realmente comentar e comparar a cerveja Presidente….tem que ser bebida la na Republica Dominicana.
    Pelo seu comentario…vc deve ter experimentado ela em outro pais onde obvio deve ser mais cara….
    Na RD a Presidente nao eh soh mais barata….mas MUITO MELHOR que qqr cerveja “Made in Brazil” ….de longe!!!

  11. Marcio Pereira disse:

    Olha, tomei a cerveja Presidente , mas prefiro mil vezes a nossa Brahma ou Skol , sem chance …. Ainda me serviram quente , putz….
    E eles tomam lah , cerveja Presidente Light !!!! fraquinha !!!

  12. JEGUE II disse:

    JÁ VÍ QUE A GALERA AQUI ENTENDE DE CERVEJA…..
    ENTÃO FAREI UMA PERGUNTA SIMPLES E BÁSICA PARA TODOS “ENTENDEDORES” DE CERVEJA….LÁ VAI….
    QUAL É A MELHOR CERVEJA DO MUNDO?????
    PENSEM BASTANTE……AÍ VAI A RESPOSTA….

    ” A PRIMEIRA”

  13. Mestre Cervejeira disse:

    Já bebi e muito a cerveja Presidente. E adorei ! Extremamente agradável a paladares refinados e abertos a novidades.

  14. CAIO disse:

    FAÇO COLEÇÃO DE RÓTULOS DE CERVEJA, PODEMOS TROCAR OS REPETIDOS… ABRAÇOS

    CAIOBOECHAT@HOTMAIL.COM

  15. Adrya disse:

    Eu faço o curso de administração aqui em Brasília e estou pesquisando tudo sobre a República Dominicana, principalamente esta cerveja Presidente, gostaria de saber, se vocês têem o valor desta cerveja. Grata!

  16. TULIO disse:

    faço coleção de latas de cerveja… algum interessado em trocas ou vendas… tntulio@hotmail.com

  17. Lovatto disse:

    Caros amigos cervejeiros…Por duas ocasiões estive na Rep Dom, ambas passagens de aproxadamente 15 dias! Tenho que confessar que me encantei com as inúmeras maravilhas do país, e que sinto saudades de muitas experiências vividas lá. Mas o que realmente me deixa com vontade de retornar é a deliciosa Presidente. Sou brasileiro patriota como a maioria, mas é impossível provar a cerveja dominicana e não aprova-lá. Sinceramente, senhores, se houvesse Presidente dominicana no Brasil eu a trocaria numm piscar de olhos por qualquer Skol ou as do tipo. Isso porque não estou falando do Chopp, que deixo para outro comentar, para não parecer que eu sou dominicano, de tanto elogiar! Fica aí minha sugestão: Provem!

  18. Paula Teixeira disse:

    Se souberem onde consigo comprar a Presidente no Brasil, me avisem por favor. Preciso urgente para uma festa temática. Obrigada!

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo