Publicidade

Publicidade
13/04/2009 - 08:37

Opinião de Consumidor: Steenbrugge

Compartilhe: Twitter

steenbrugge.jpg

Teste de Qualidade: Steenbrugge Dubbel Bruin

– Produto: cerveja escura
– Nacionalidade: belga
– Graduação alcoólica: 6,5%
– Nota: 3,2/5

Um leitor alemão comentou por aqui certa vez que eu precisava urgentemente passar pela Bavária. Ele estava incomodado com minha predileção pelas cervejas belgas e, principalmente, com meu descaso com as alemãs. Porém, é só pegar uma Steenbrugge nas mãos para descobrir que a paixão pelas belgas não é à toa. Produzida na Abadia de St. Peter, a Steenbrugge versão Dubbel Bruin (há, ainda, uma versão clara) é uma cerveja Ale de (bela) cor escura, espuma persistente, com aroma de chocolate, café e especiarias que se estende ao sabor cujo paladar abre um pouco amargo no começo para ficar suavemente doce no final com notas de caramelo e ervas aromáticas. Uma delícia.

A história da cervejaria é bastante interessante. Ela começou a ser produzida em 1084 em Flandres, na Bélgica, por Arnold de Tiegem que fundou a Abadia de St. Peter e passou a produzir cerveja com a qual “curava” operários doentes, pois ao consumir cerveja no lugar de água (imprópria para beber na Idade Média), os operários livravam-se das doenças. A fama da cervejaria foi tanta que ela foi declarada o santo patrono dos produtores belgas.

O que diferencia a Steenbrugge de outras marcas de Abadia é o Gruut. Há séculos atrás, cada cidade costumava ter sua própria cerveja, com sua própria personalidade. Em Bruges, cidade de Flandres próxima ao pequeno vilarejo de Steenbrugge, onde se encontra a abadia se St. Peter, a personalidade foi determinada por essa mistura de ervas que os fabricantes adquiriam da casa de ervas da cidade, conhecida como Gruuthuse. Para a fabricação de Steenbrugge, esta tradição medieval continuou e os padres da Abadia de St. Peter também enriqueceram sua cerveja com esta mistura. A Steen Brugge chega ao Brasil importada pela Bier and Wien com o preço em torno de R$ 17 (a garrafa de 330 ml). Em se tratando de cerveja sou mais as belgas.

Leia também:
– Opinião do Consumidor: Kriek Boon (aqui)
– Opinião do Consumidor: Hoegaarden (aqui)
– Opinião do Consumidor: Erdinger Champ (aqui)
– Opinião do Consumidor: 8.6 Red (aqui)
– Opinião do Consumidor: Beck’s (aqui)
– Top Ten Cervejas Européias (aqui)

Autor: - Categoria(s): Sem categoria Tags:

Ver todas as notas

14 comentários para “Opinião de Consumidor: Steenbrugge”

  1. Eu disse:

    “suavemente doce no final com notas de caramelo e ervas aromáticas”

    Resumindo: Cerveja de Fresco.

  2. tibafla disse:

    deixa de ser baitoula, a melhor cerveja e a alema; o resto e resto.

  3. Anderson disse:

    que frescura, cerveja boa é aquela q deixa bêbado rápido!

  4. Gilson disse:

    Eu tambem prefiro as belgas. Leffe e Stella sao minhas preferidas e quero provar essa apesar do preço proibitivo. E uma cerveja de 6.5 grau alcoolico nao da para ser chamada de mariquinha. Se ela custasse o preco das nossas iria derrubar muito homem que se declara bom bebedor. Abraco

  5. Renato disse:

    Engraçado como a turma que adora beber Mijol fica toda invocadinha quando se fala que uma cerveja tem notas, aromas.

    Aliás, digna de nota é a nova propaganda da Brahma, aquela em que aparece o Ronaldo dizendo “sou brahmeiro”. Quer dizer então que brahmeiro é assim: gordo, em fim de carreira e pegador de traveco!

  6. Maurício disse:

    Adoreeeeeeeeeei esse comentário acima…

  7. jair disse:

    temos muitas cervejas boas nacionais, mas cerveja belga eu prefiro a leffe

  8. MalkaviaN disse:

    Quanto boçal meu Deus…se eu der urina misturada com álcool pra essa mulambada beber é capaz de dizerem que foi a melhor cerveja que já experimentaram.

    Vo experimentar essa, valeu a dica.

  9. tibafla disse:

    eu vou pegar carona nos comentarios anteriores e fazer um mix de todas urinas e pedir para esse cara (bebedinhas), saborear e dizer que foi fabricada em um convento franciscano do seculo XIX,
    e que alguns monges da inquisiçao chegaram a degusta-la. VIVA LA VIDA, VIVA O NOSSO MENGAO………..

  10. Claudio disse:

    B.O.I.O.L.I.C.E …..

    VIVA a Brahma, Antartica, Cristal, Bohêmia, Schincariol, Skol, Kaiser, Bavaria, etc. etc…… de cada dia, o resto é churumela para boi dormir …..

  11. D.RU disse:

    Ronaldo,gordo fim de carreira que inveja é essa?vai me dizer que ele ta pobre.Não tenha inveja venha para o TIMÂO VC TAMBEM

  12. cevado disse:

    ceva e futebol felicidade dos markteiros.ceva e ceva alquimia.

  13. Renato disse:

    D. RU, se eu dissesse que não queria ter a grana que o cara tem, eu estaria mentindo. Agora, ser como ele, isso eu não faço a menor questão. Quanto ao convite para me juntar ao Timão, obrigado. É realmente uma das torcidas mais apaixonadas que já vi. O nome Fiel tem sua razão de ser.

  14. Leandro Machado disse:

    realmente..
    estive em bruxellas na belgica a uns 2 anos atras..
    tive o prazer de tomar essa e unumeras outras cervejas belgas.
    e concordo.. é deliciosa

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo